Escrita do antigo Egito
Veja alguns hieróglifos acima.


/


/



Médicos do antigo Egito



- “As dores de cabeça incomodavam desde os tempos dos Antigos Egípcios. Mas para isso havia uma receita infalível. O médico mandava o paciente beber três vezes ao dia, uma mistura de gordura de crocodilo, sêmen junto de fezes dissolvidas em urina. O que você acha dessa receita?”
- “O médico no antigo Egito era chamado de sunu. Sendo divididos em três grupos de terapeutas: sacerdotes de Sekhmet, magos e sunus.”
- “- Sacerdotes de Sekhmet: eles acreditavam que a deusa Sekhmet era a causadora de todas as doenças. Eles mantinham um bom contato com ela, induzindo a deusa à não castigar certa pessoa com doenças.”
- “- Magos: para estes as causas das doenças eram os maus espíritos que atacavam as pessoas. Sua função era de exorciza-los.”
- “- Sunus: eram sacerdotes que recebiam instrução médica da Per Ankh ou "Casa da Vida". Os sunus trabalhavam junto dos uts, primeiros enfermeiros de que se tem notícia.”
- “O sunu também podia ser ao mesmo tempo um sacerdote de Sekhmet ou mago. Fato comprovado pelos papiros encontrados relatando até esses sunus exerciam funções paralelas (administrador, arquiteto ou escriba).”
- “Cada sunu tinha seu próprio consultório. O curioso é que antes mesmo de terminar seus estudos em certa área do corpo humano eles já saiam exercendo suas funções de médicos.”
- “O médico mais antigo do Egito foi Hesy-Rá, que viveu no ano 3000 a.C. e só cuidava de dentes. Nesta época surgiram novos médicos e novas especialidades como: nariz, olhos, ânus e abdome.”
- “Os sunus se impressionavam com a possibilidade de o sangue coagular e as artérias endurecerem. A maior preocupação mesmo era o anus, pois cada faraó possuía um medico nessa área, pois eles temiam os vermes, que eram muito encontrados em múmias, sendo considerados por eles legítimos mensageiros da morte, se aparecerem muitas vezes era anúncio de diarréia fatal.”
- “Os egípcios não sabiam como se dava a fecundação, acreditavam que só o esperma tinha o poder de gerar um indivíduo, e que o papel da mulher era o de recebe-lo. Para saber se estava grávida o segredo era urinar sobre um punhado de grãos. Se dali a alguns dias eles crescessem, a mulher estava grávida.”
- “Os sunus acreditavam que o organismo humano era o medicamento mais potente contra qualquer doença, podendo produzir ele mesmo o medicamento quando necessário.”



Lorena Turci

Fonte: http://www.coljxxiii.com.br/webquest/caio/caio.htm

Voe



“Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55.9

Fala-se tanto em voar como águia, alcançar patamares mais elevados na fé, novas dimensões de intimidade com Deus, novos lugares...
Mas você tem confiado plenamente no Senhor?
Você tem convicção absoluta de que esse versículo é verdade?
Então porque suas asas não estão abertas?...
Deus nos manda algo tão simples...
Voe...
Simplesmente abra suas asas e voe...
Jesus já te libertou...
Você tem o Espírito Santo?
Amém. Eu também.
Então nós somos livres!
Pois: “Onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.” 2 Co 3.17.
Voe nas asas do Pai e deixe-O conduzir sua vida.
Abra mão dos seus medos, do seu ego, dos seus planos... Permita que Ele te guie.
Se por acaso você cair, Ele certamente estará ali para te segurar e te reerguer.

O vídeo que eu gostaria de compartilhar talvez seja conhecido de alguns, mas, por amor a todos que ainda não conhecem, gostaria de indicar como minha contribuição nesse blog.
Espero que fale tão alto ao seu coração como tem berrado ao meu...
Que possamos voar!

Jesus te abençoe,
Cris Araújo.