Sacrifício Vivo


“Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível. Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? Diz o SENHOR dos Exércitos.” ML 1. 7-8.


Os levitas eram as pessoas que pertenciam à tribo de Levi. Essa tribo foi separada exclusivamente para o serviço do senhor (Dt. 18:5). Os levitas eram encarregados pela guarda (Nm 1:53), pela administração (Nm 1:50) e pelo cuidado do tabernáculo, bem como por todos os utensílios da tenda da congregação (Nm 1:50). Eles também tinham como função ministrar (servir) todo o povo de Israel (Nm 3:7-8). No reinado de Davi, os levitas foram designados para dirigir o canto e para utilizarem instrumentos musicais na casa do Senhor para louvá-lo e adora-lo (I Cr. 6:31-32, I Cr. 15:16).
Apesar de os levitas serem os responsáveis pelo trabalho na Casa de Deus, engana-se os que hoje pensam ser levitas.
Ao contrário de nós, crentes que servem ao Senhor dentro da igreja, essa tribo era obrigada a servir a Deus, mesmo sem talento ou excelência. Era uma ordenança de Deus, específica para esse povo.
Hoje nós temos o privilégio de escolher, a honra de optar por obedecer. Assim Deus, com sua infinita graça e misericórdia, distribui dons e talentos a quem pedir. Porém cabe a nós desenvolver esses dons, trabalhá-los e aperfeiçoá-los para servir ao Pai com o nosso melhor.
Deus nos pede nesse dia para não apresentarmos em seu altar animal coxo ou manchado, mas sacrifício santo e puro aos olhos Dele.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. RM 12-1.


Como Deus tem recebido o seu sacrifício? Como algo desprezível e abominável aos Seus olhos, ou como oferta santa que produz aroma suave?

Ofereça excelência ao Seu Deus, pois Ele é excelente!


Deus te abençoe.

Cris.