Autoridade


Romanos 13:1,2 "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação."

Confesso que relutei em acreditar que uma autoridade déspota ou leviana pudesse ser constituída ou ordenada por Deus. Mas ao examinar as escrituras, vi que Deus constitui certas autoridades para levar correção ao seu povo.

Esdras 5:12 "Mas, depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia..."

Deus entregou o povo de Israel nas mãos do rei da Babilônia. Deus pode entregar você também nas mãos de alguém que vai exercer uma autoridade com a qual você pode não concordar, simplesmente para corrigi-lo e apurar o seu caráter.

Romanos 13:4 "...visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem..."
Provérbios 3:11,12 "Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem."

Sim, a correção de Deus é uma benção. Às vezes, uma autoridade é usada por Deus para corrigir algo que não vai bem no nosso caráter. Como assim? – você pode estar pensando... Imagine que você (ou eu) tem dificuldades para obedecer. Deus pode usar uma autoridade para infligir uma pena em você a fim de tratar sua desobediência. Você pode até se sentir incompreendido ou injustiçado, mas saiba que Deus quer que você aprenda algo com isso.

Hoje, temos várias autoridades em nossa vida. Os pais, um professor, um líder de ministério, um pastor, um chefe, um governante, não importa. Entenda – e aceite – de uma vez por todas, que você deve obediência e respeito a essas autoridades. Se elas vão usar a autoridade outorgada por Deus (uns tem consciência disso, outros não) da maneira correta, é problema delas com Deus. Não murmure. Se não concorda e há espaço para o diálogo, mostre seus argumentos com respeito e, sobretudo, submissão. A nós, cabe sempre obedecer.

Abraço do Rubinho.