Promessa de Deus


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22.6


A educação acompanha o ser humano a partir de seu nascimento e tem sua seqüência ao longo de sua existência. A primeira etapa da educação, por sinal importantíssima, acontece até aos seis anos de idade, identificada como “educação infantil”, e tem como objetivo o desenvolvimento da criança em suas necessidades físicas, psicológicas, intelectuais e sociais.
Ao contrário de muitos conceitos, a responsabilidade pela educação da criança não está sobre os ombros do governo e nem da igreja onde normalmente a família freqüenta. Estes complementam a ação da família que tem o dever e, mais que isto, o privilégio de ensinar a criança no caminho por onde está andando.

Primeira lição que podemos retirar desse provérbio é o compromisso dos pais em instruir corretamente seus filhos. Pais omissos = filhos problemáticos.

Segunda lição é o local onde eles são instruídos.“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). Salomão está dizendo: Ensina a criança em Jesus. Quantos pais, por comodidade ou por “falta de tempo”, estão ensinando a criança no Vídeo Game, na Televisão, na creche e outros recursos convenientes. O sábio Salomão está mostrando talvez o ápice da questão – “ensinar no caminho”. Ensinar “no” caminho é totalmente diferente de ensinar “o” caminho. Orientar a criança no caminho é se colocar ao lado dela durante a trajetória.

Última lição é acerca da durabilidade desse ensino. O rei Salomão conclama os pais a ensinar a criança de tal forma que os ensinamentos permaneçam para sempre. Ele diz: “E ainda quando for velho, não se desviará dele”. Por que razão não se desviará? Porque foi colocada boa base de sustentação no alicerce de sua existência.

Então podemos ler o provérbio assim : " Assuma o compromisso de ensinar a criança, andando com ela no caminho em que deve andar, na certeza de vê-la caminhando por ele enquanto viver, sem se desviar dele."

Agradeço a Deus por nós, jovens, termos a oportunidade de acessar essas informações antes de termos nossos próprios filhos. Realmente será um privilégio educá-los na Palavra de Deus, privilégio que muitos dos nossos pais, infelizmente, não tiveram.

Comece a semear na vida dos seus filhos desde já! De vez enquando ore por eles, traga-os à existência por meio da palavra falada... Não é vergonha tomar posse de TUDO que Deus tem para você. Profetize bênçao sobre sua descendência... Imagina o que não podemos gerar no mundo espiritual, como solteiros ainda, com relação aos nossos bebês? Alegre-se nessa verdade e espere EM DEUS pelos seus... Eu já tenho plantado e, certamente, vou colher. A palavra tem poder para gerar vida! Fica a dica...

Um beijo carinhoso.

Cris Araújo.