Zelo pelas coisas de Deus


“Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos deuses delas. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel. Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao SENHOR ao ar livre, e a ardente ira do SENHOR se retirará de Israel. Então, Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor. E eis que um homem dos filhos de Israel veio e trouxe a seus irmãos uma midianita, perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto eles choravam diante da tenda da congregação. Vendo isso, Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e pegando uma lança foi após o homem israelita até ao interior tenda, e os atravessou, ao homem israelita e à mulher, a ambos pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil. Então o SENHOR falou a Moisés: Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz; E ele e a sua descendência depois dele terão a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.” Nm 25.1-13.
Essa passagem mostra a necessidade de zelarmos pelas coisas de Deus. Finéias não pensou duas vezes em obedecer e defender o nome do Senhor. Com a mesma ousadia Davi não aceita a afronta de Golias ao exército do Deus vivo, pois enquanto todo o exército estava amedrontado, Davi não se intimidou e confessou o poder do Senhor diante do Gigante. A Finéias foi dada a aliança de sacerdócio perpétuo, enquanto Davi tornou-se rei do povo escolhido. Creio que Deus não confiaria tamanha responsabilidade a ambos se não fossem capazes de lutar pela causa do Senhor e se realmente não se importassem com o que agrada e o que desagrada a Deus.
Fiquei pensando no fato de que Deus poderia agir sem que participássemos de nada, uma vez Ele que não depende de nós. No entanto, Ele nos quer como discípulos, quer colocar “cargos de confiança” em nossas mãos e se manifestar através de seus filhos. E é por causa deste privilégio, que compreendi, enquanto lia essa passagem em Números, a necessidade em fazer as coisas com excelência pra Deus. Seja o que for e onde for, se é por Ele e para Ele, tem que ser o melhor. O meu melhor. Tenhamos zelo e amor pelas coisas do Senhor, simplesmente por saber que o Deus todo Poderoso nos permitiu fazer algo em nome Dele.

Abraços,
Flávia Jácome.