Eclesiastes

Leia 2009...



Por Cris Araújo



Oi pessoal,

Esse texto foi escrito por uma amiga da faculdade, a Talita, e achei legal compartilhar com vocês!
Um abraço!

Elisa



Uffa!
Mais um semestre vencido... Até porque esse terceiro período não foi apenas vivido, mas vencido... Os que concordam bem... Os que não concordam... Tudo bem também!
Bem... Eu diria que foi um período onde as máscaras caíram, onde algumas decisões foram tomadas... Mas acima de tudo, um período de aprendizado.
Aprendemos em quem confiar... E também em quem não confiar tanto... Aprendemos que onde menos esperamos podem surgir companhias super agradáveis... E onde nós já esperamos amizades sinceras e verdadeiras.
Eu, particularmente, aprendi que, apesar das exigências de mercado e até da sala de aula a competição exagerada não será, nunca, nunquinha saudável... Aprendi que a competitividade sim, mas a competição ilimitada não leva a nada... É muito melhor ter amigos pra te carregar no colo de vez em quando do que pessoas que te consideram um peso!
Aprendi a rever as prioridades da vida... E, em todas elas colocar no centro apenas uma coisa: a vontade de Deus... Que me leva a ter humildade, domínio próprio e caráter... Seguindo a ética, que deveria ser o guia de nossas atitudes.
Acho que tenho aprendido o verdadeiro sentido do graduar-se. Para uns, ser melhor que todos, para outros o ser alguém com uma bagagem, para os certos... Aperfeiçoar-se para crescer, pois nunca se está completo. Preciso aprender, agora a trilhar meu caminho a me tornar essa última.
Percebi que chega um ponto em que tudo se torna vazio. É aí que se deve perceber que chegou a hora de retomar o verdadeiro sentido das coisas... Não se deixar entrar na onda do ter... Mas continuar firmemente procurando o ser... E o ser segundo a vontade do Pai, “que é boa agradável e perfeita”.
Não há questionamento forte demais para interrogar meu Deus.
Não há hipótese grande demais que supere sua Palavra.
Não há razão mais importante na vida para que eu me esforce todos os dias.
Há dois caminhos a seguir: o remorso sentido por Judas que o levou ao suicídio após ter se vendido, ou o arrependimento que levou Pedro a sentir o amor de Deus.
Podemos escolher nos vender ao mercado, como fez Judas... Sabendo, porém, que um dia nos daremos conta de que não somos plenos e não veremos mais saída. Podemos também escolher o arrependimento diário, uma entrega total de planos e atitudes, de forma que, a cada erro, e vamos errar muito, olhemos para o alto... Sabendo de onde nos vem o real socorro.
Pedro teve medo, e negou a Jesus três vezes... Vocês conhecem a história... Mas a misericórdia de Deus, frente ao seu coração humilde e contrito superou seus medos e o trouxe de volta ao Pai.
Judas traiu Jesus... e escolheu não voltar atrás... Sentia-se sujo demais, até pra viver. Vendido... não se deixou envolver pelo amor de Deus... Pois o mundo e as ofertas e competição e egoísmo do mundo estavam tão dentro dele que ele se esqueceu do que mais importava!
Deus não quer de nós uma vida profissional perfeita.
Deus não quer de nós a inexistência de erros.
Deus não quer de nós auto-suficiência.
Ao contrário. Ele quer que sejamos nós profissionais dedicados... Fazendo o nosso melhor para honrar e glorificar o nome d’Ele... Demonstrando gratidão por tudo que Ele nos dá.
Ele quer um coração diariamente voltado pra Ele... De forma que erraremos, sim... Pois somos pecadores... Mas procuraremos o amor de Deus... Profundamente arrependidos, aprendendo como agir e como não agir a cada dia.
Quer de nós dependência. Que corramos para Ele como uma criança que chora e encontra refúgio apenas nos braços do pai, onde tem proteção e se torna forte. Ele quer que sejamos, n’Ele, mais que vencedores... E quando vencermos, que saibamos que é “d’Ele, por meio d’Ele e para Ele”.


Talita Fernandes Batista