“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22.6
A educação acompanha o ser humano a partir de seu nascimento e tem sua seqüência ao longo de sua existência. A primeira etapa da educação, por sinal importantíssima, acontece até aos seis anos de idade, identificada como “educação infantil”, e tem como objetivo o desenvolvimento da criança em suas necessidades físicas, psicológicas, intelectuais e sociais.
Ao contrário de muitos conceitos, a responsabilidade pela educação da criança não está sobre os ombros do governo e nem da igreja onde normalmente a família freqüenta. Estes complementam a ação da família que tem o dever e, mais que isto, o privilégio de ensinar a criança no caminho por onde está andando.
Primeira lição que podemos retirar desse provérbio é o compromisso dos pais em instruir corretamente seus filhos. Pais omissos = filhos problemáticos.
Segunda lição é o local onde eles são instruídos.“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – (João 14:6). Salomão está dizendo: Ensina a criança em Jesus. Quantos pais, por comodidade ou por “falta de tempo”, estão ensinando a criança no Vídeo Game, na Televisão, na creche e outros recursos convenientes. O sábio Salomão está mostrando talvez o ápice da questão – “ensinar no caminho”. Ensinar “no” caminho é totalmente diferente de ensinar “o” caminho. Orientar a criança no caminho é se colocar ao lado dela durante a trajetória.
Última lição é acerca da durabilidade desse ensino. O rei Salomão conclama os pais a ensinar a criança de tal forma que os ensinamentos permaneçam para sempre. Ele diz: “E ainda quando for velho, não se desviará dele”. Por que razão não se desviará? Porque foi colocada boa base de sustentação no alicerce de sua existência.
Então podemos ler o provérbio assim : " Assuma o compromisso de ensinar a criança, andando com ela no caminho em que deve andar, na certeza de vê-la caminhando por ele enquanto viver, sem se desviar dele."
Agradeço a Deus por nós, jovens, termos a oportunidade de acessar essas informações antes de termos nossos próprios filhos. Realmente será um privilégio educá-los na Palavra de Deus, privilégio que muitos dos nossos pais, infelizmente, não tiveram.
Comece a semear na vida dos seus filhos desde já! De vez enquando ore por eles, traga-os à existência por meio da palavra falada... Não é vergonha tomar posse de TUDO que Deus tem para você. Profetize bênçao sobre sua descendência... Imagina o que não podemos gerar no mundo espiritual, como solteiros ainda, com relação aos nossos bebês? Alegre-se nessa verdade e espere EM DEUS pelos seus... Eu já tenho plantado e, certamente, vou colher. A palavra tem poder para gerar vida! Fica a dica...
Um beijo carinhoso.
Cris Araújo.
6 comentários:
Amém Cris! Boa dica... eu já oro pelo meu marido e filhos há um tempo e sei que isso é um fruto e que vou colher!!! Oração tem poder, ainda mais com fé!!!
3 de setembro de 2008 às 15:17Amo você =))
Linda! Eu sei como você é séria com relação a esse assunto Pit... Deus vai te honrar muito viu! Ele deve VIBRAR com seu posicionamento... Continue assim que, certamente, vc colherá bênção sem medida nessa área. Também te amo muito! Kisses...
3 de setembro de 2008 às 16:23Que engraçado essa palavra veio de encontro ao meu espírito...Como tenho pensado nos meus futuros filhos!!! Penso qtos serão... Se serão meninos ou meninas... Do que eles vão gostar... Penso brincando com eles, lendo a bíblia juntos...Como deve mesmo acontecer com a família cristã, né?
3 de setembro de 2008 às 20:04Indo ao clube...Pondo eles na aula de inglês desde pequenos.. Sabia que tem uma escola que vc coloca a criança com 1 ano?... hehehehe
Como eles serão na escola... Hoje em especial, estava pensando que eles irão estudar no Batista Mineiro!!! Pedi a DEUS prosperidade para tal...!!!!hehe
Peço tbm a DEUS que meus filhos sejam prodígio em matemática, matéria essa que tenho que estudar pra um concurso agora e me dá akele ESFORÇO SOBRENATURAL para entendê-la..hehehehe
Palavra benção CRIS... ESTAMOS EM UNIDADE! BJ GRANDEEEEEE
Amém Mel. AGORA é o tempo para profetizarmos... Antes mesmo deles nascerem! Creia que eles já são REAIS no mundo espiritual. Serão prósperos sim, serão inteligentes e não serão faltosos de nada. Digo mais, você terá não apenas lindos filhos carnais, mas muitos filhos espirituais também! Amém? Estamos em unidade sim! Bjão.
4 de setembro de 2008 às 09:50Cris, vejo na pele a diferença que faz criar os filhos nos caminhos do Senhor. O Artur nasceu dentro da igreja e é uma criança diferente das demais. Vejo claramente a mão de Deus sobre a vida dele. A nós, pais, cabe pedirmos a Deus sabedoria para educá-los conforme a Sua Palavra.
6 de setembro de 2008 às 13:03Abraço do Rubinho.
É verdade Rubinho. Eu imagino como você deve vibrar ao vê-lo dançando no altar, querendo tocar algum instrumento... Calcula como Deus deve se sentir então! Já existe uma semente de adorador em seu coraçãozinho e isso, certamente, foi gerado antes mesmo dele nascer. O Arthur ministra com os olhos, mas não porque ele tem um rosto de anjo ou os olhos extremamente azuis. Isso se deve ao fato de Deus ter tido permissão para entrar em sua vida desde sempre. Ele foi consagrado no altar. Que o Arthurzinho possa crescer cada dia mais apaixonado por Jesus e venha exalar o perfume de Deus! Bjus
8 de setembro de 2008 às 07:59Postar um comentário