Autoridade


Romanos 13:1,2 "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação."

Confesso que relutei em acreditar que uma autoridade déspota ou leviana pudesse ser constituída ou ordenada por Deus. Mas ao examinar as escrituras, vi que Deus constitui certas autoridades para levar correção ao seu povo.

Esdras 5:12 "Mas, depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia..."

Deus entregou o povo de Israel nas mãos do rei da Babilônia. Deus pode entregar você também nas mãos de alguém que vai exercer uma autoridade com a qual você pode não concordar, simplesmente para corrigi-lo e apurar o seu caráter.

Romanos 13:4 "...visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem..."
Provérbios 3:11,12 "Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem."

Sim, a correção de Deus é uma benção. Às vezes, uma autoridade é usada por Deus para corrigir algo que não vai bem no nosso caráter. Como assim? – você pode estar pensando... Imagine que você (ou eu) tem dificuldades para obedecer. Deus pode usar uma autoridade para infligir uma pena em você a fim de tratar sua desobediência. Você pode até se sentir incompreendido ou injustiçado, mas saiba que Deus quer que você aprenda algo com isso.

Hoje, temos várias autoridades em nossa vida. Os pais, um professor, um líder de ministério, um pastor, um chefe, um governante, não importa. Entenda – e aceite – de uma vez por todas, que você deve obediência e respeito a essas autoridades. Se elas vão usar a autoridade outorgada por Deus (uns tem consciência disso, outros não) da maneira correta, é problema delas com Deus. Não murmure. Se não concorda e há espaço para o diálogo, mostre seus argumentos com respeito e, sobretudo, submissão. A nós, cabe sempre obedecer.

Abraço do Rubinho.

4 comentários:

Anônimo disse...

É, as vezes não conformamos que tal pessoa seja autoridade em nossa vida e fechamos o coração ou argumentamos com Deus, mas não sabemos o dia de amanhã, Deus está no controle de tudo, principalmente das pessos em nosso caminho>> "compreende-lo-as depois"

Muito legal o post =)
Deus abençoe

3 de setembro de 2008 às 15:12  
Di Fitá disse...

Muito interessante esse texto sobre autoridades. Vejo, por exemplo, a autoridade na governança do nosso país...Como as pessoas jogam pedras no "Lula". Isso não é de DEUS. Uma coisa aprendi com o pastor. Falar mal dessas autoridades é maldição sobre nossas vidas. Sempre quando chega um e-mail malicioso na minha caixa, eu logo deleto e muita gente ainda passa pra frente... Pobre ignorância!

3 de setembro de 2008 às 20:44  
Rubens disse...

Priscila, quando somos jovens é muito comum desafiarmos as autoridades. Mas depois que entendemos essa Palavra fica mais fácil nos submeter a elas, mesmo quando discordamos em alguma coisa. Deus te abençoe também.

5 de setembro de 2008 às 10:36  
Rubens disse...

Melissa, é preciso ter sabedoria para expressarmos nossas posições políticas sem, no entanto, desafiarmos as autoridades estabelecidas por Deus. Especialmente em um mundo onde as opiniões são facilmente manipuláveis pelos meios de comunicação.
Continue com essa postura.

5 de setembro de 2008 às 10:39